sábado, 14 de junho de 2014

Moçambique, desenvolvimento economico acelerado vs Ambição politica

Moçambique é um país sub-desenvolvido que hoje é um exemplo de crescimento econômico em Africa. O investimento estrangeiro em Moçambique tem aumentado em diversas áreas , com maior destaque para a exploração dos recursos naturais recém-descoberto.
Este brilhante desenvolvimento econômico que anualmente atrai bilhões de dólares americanos não condiz com o desenvolvimento humano que o país vive, onde os pobres estão mais pobres e ricos mais ricos, deficiente investimento em infra-estrutura publicas. Os sectores da educação e saúde são os que mais precisam da intervenção do governo. Hoje obter recursos humanos qualificados pode ser um desafio em Moçambique, visto que existem poucas universidades e sem capacidade de formação qualitativa.
O que mais preocupa é que o partido politico no poder (FRELIMO) mostrar-se incapaz de solucionar o problema do povo, visto que este partido encontra-se mergulhado numa grande ambição econômica. Hoje o fenômeno FRELIMO tem vindo a colocar o povo moçambicano numa segunda escravidão, desta vez de negro para negro. As instituições publicas encontram-se totalmente partidarizadas sendo impossível adquirir emprego ou cargo de chefia se não pertencer ao partido no poder. As instituições da policia e forças de defesa e segurança agem totalmente a mando do partido no poder, tentado assassinar cidadãos que mostram-se descontentes com o partido no poder. A FRELIMO de hoje e de 1975 já não é a mesma e nem tem os mesmos objetivos.
Face a este fenômeno o que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silencio dos bons. Portanto meus amados irmãos moçambicanos esta na hora do grito dos bons e honestos, vamos abrir a vista e contribuir para o crescimento econômico sustentável, chega de corrupção, chega da partidarização da função publica. Todos devemos promover a paz onde nos encontrarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário