domingo, 27 de abril de 2014

Nigéria é a maior economia africana de acordo com estatísticas do país

A Nigéria tornou-se na primeira economia africana, ultrapassando a África do Sul com um Produto Interno Bruto (PIB) de 510 mil milhões de dólares em 2013, de acordo com fonte oficial nigeriana.
O novo valor do PIB nigeriano foi anunciado pelo chefe do Gabinete Nacional de Estatística, Yemi Kale, indicando que foi calculado através de um novo método.
Em 2012, o PIB da Nigéria era de 453,9 mil milhões de dólares.
Os técnicos das Nações Unidas recomendam aos países modificarem os modos de cálculo do PIB de cinco em cinco anos, para que sejam consideradas as evoluções entre a produção e o consumo, mas a Nigéria não modificava o método de cálculo desde 1990.
Os novos valores evidenciam o aparecimento de novos sectores e de novas indústrias como as telecomunicações e a indústria local de cinema, conhecida como 'Nollywood', fornecendo aos investidores estrangeiros um "panorama mais realista" da economia do país, de acordo com as autoridades de Abuja.
Segundo especialistas consultados pela France Press, os números não devem ser interpretados como um sinal de desenvolvimento pois notam que a África do Sul está à frente da Nigéria em termos de PIB por habitante, infra-estruturas e governança.
Na Nigéria, se uma parte da população é extremamente rica, a maioria dos cerca de 170 milhões dos nigerianos vive com menos de dois dólares por dia e num país com uma forte carência de infra-estruturas, onde nem todos têm acesso a água potável, com cortes de electricidade diários e onde a corrupção é permanente.
Lusa/SOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário